quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

INAUGURAÇÃO DO NUCLEO COPACABANA (WILL BE TRANSLATED TOMORROW!!!)

Bom pessoal,

Finalmente chegou o dia!
Hoje graças a Jones Ullman ,meu Si Sok, trazemos as fotos da inauguração do Nucleo Copacabana!
Por motivos de saúde não pude estar presente, então desta vez quem conta essa história para vocês são 4 praticantes: Jade Camacho , Marilia Carvalho, Inez Viegas e o aspirante a membro da Familia MJLO Fabio Sá.

"INAUGURAÇÃO DO NUCLEO COPACABANA" por

JADE CAMACHO
MEMBRO DA FAMÍLIA MOY JO LEI OU





Quando cheguei,achei maravilhoso,me apaixonei pelo banheiro,achei lindo..fui entrando mais,e achei a sala legal também,principalmente o ar condicionado(risos). O que achei interessante também foram os chás que se encontravam no sam toi. O que mais me chamou a atenção foi o zelo e também o cuidado ao próximo nos praticantes de Copacabana .
Si Gung oferece chá aos ancestrais em pequenas xícaras dispostas na mesa ancestral(Sam Toi 神台)
. Neste local chamado jing tong 正堂[recinto principal] de um Mo Gun (武館) vemos uma 
foto (san jeung 神像) ,no caso a de Si taai Gung Moy Yat.
e os carimbos  (san wai 神位) dos ancestrais (jo si  祖師). Em frente a ele, há uma comprida mesa de
incensos (cheung heung on 長香案) e em cada um de seus lados é disposta uma cadeira
de braços (gaau yi 交椅).

 Si Gung oferece incensos aos ancestrais observado ao fundo por Si Sok Ursula.
Si Gung ajoelhando-se antes de executar o Kau Tau (磕頭) 3 vezes ao posicionar as duas mãos e a testa no solo.
O termo Kau Tau 磕頭 significa literalmente "tocar a cabeça".
Quando você faz o Kau tau, você toca o chão com sua testa, suas duas mãos e seus dois joelhos. Não há símbolo maior de reverência do que o "Kau Tau". Ele também é usado como desejo de desculpas e respeito extremo a alguém.

JADE: Adorei a inauguração e também a participação do meu tio Ricardo e da mãe da Si Sok Úrsula (tia Neuza),pois mostra a importância que eles dão a uma coisa  pelo fato de ser importante para a Si Sok Úrsula .
Ricardo Lopes, que é tio de Jade "na vida real"(rs) , reverencia os ancestrais com um incenso. As fotos aparecem fora de ordem para complementar os textos.
A "Tia Neuza" de Jade e mãe de Si Sok Ursula participa ofertando incensos aos ancestrais do Ving Tsun.

 Jade aparece no canto direito de vestido e portando uma bolsa azul ao lado de sua mãe e minha Si Mo Daniela Camacho. Juntos dos demais, aprecia os emocionantes momentos narrados por ela mesma nesta inauguração.

JADE: Foi muito boa a inauguração,e como o Si Gung mesmo disse,o cheiro do incenso estava difícil de suportar,as pessoas até davam desculpa por estar chorando de emoção dizendo que era culpa do incenso(eu era uma dessas pessoas kk)
É muito importante para mim ver a minha prima,tia,Si Sok Úrsula construindo sua história,mesmo que eu não tenha visto o começo,espero ver o final e isso é um grande exemplo para mim .Agradeço por ter tido a oportunidade de conhecer o Mo Gun de Copacabana  e agradeço e desejo sorte para a Úrsula em sua nova jornada .

Si Gung em suas palavras de abertura sobre este momento, ladeado pela Familia de Si Sok Ursula.


"INAUGURAÇÃO DO NÚCLEO COPACABANA"
por

MARILIA CARVALHO
Membro da Familia Moy Lin Mah





Foi muito surpreendente a quantidade de pessoas que apareceram..quando cheguei lá já tinha um pessoal e foi entrando cada vez mais gente! O engraçado é que tinha até pessoas que a Si fu não conhecia. Parece que a notícia correu pela cidade e uma galera apareceu para ver qual era a boa do dia! rsrs...

Na hora da inauguração propriamente dita tinha gente até espremida no corredor..mas tudo bem, pois o clima era de emoção e de homenagem.

 Marilia estava certa quando falou da quantidade pessoas como vemos nesta foto oficial!Emocionante sem duvidas!

MARILIA: Si gung começou a abrir a inauguração, mas o que mais me marcou foi ver a emoção do Sipak (que mico, não sei escrever isto!) Julio, que chorou muito ao falar da Si fu e de sua jornada até aquele momento. Comentou que sua tia lhe deu força quando ele iniciou a dar aulas e pediu a Si fu, que é sua prima, para ter aulas com ele..sua primeira aluna! Mas se eu fosse vocês verificaria se estou contando a história direito (embora acho que vocês já devem conhecer), pois eu estava meio atordoada com tanta coisa acontecendo. Acho que também foi neste momento que vi, pela primeira vez, minha Si fu chorando (e muito) de emoção! Eu a admiro muito..ela é demais!!!

Fica Tranquila Marilia! É Si Baak(師伯)! 
Meu Si Fu e Si Baak(師伯) de Marilia, Mestre Julio Camacho, visivelmente emocionado segura sua filha, a Julinha.

***Termos como "Si Baak(師伯)" e tantos outras temas relacionados a nomeclatura e cultura do Ving Tsun vocês encontram nessa sessão: AQUI
 Si Sok se emociona durante cerimônia como descrito por Marilia.

MARILIA: Comecei a me dar conta só depois de um tempo, que a quantidade de pessoas que iam fazer a homenagem era muito grande, pois além de muitos membros estarem presentes ainda tinham os membros da família Moy Jo Lei Ou e depois nós!

Fiquei um pouco nervosa no início, pois eu sabia que seria a primeira de nossa família! Esta parte foi engraçada..quando eu abaixei com o incenso na primeira vez eu fiz este gesto meio rápido devido ao meu nervosismo, mas assim que ergui minha coluna e "dei de cara" com Moy Yat "me olhando profundo nos olhos" ..caramba! foi forte! Ali naquele instante me senti conectada com algo diferente..acho q foi realmente a marca do início de algo novo acontecendo. Muito interessante...


"INAUGURAÇÃO DO NUCLEO COPACABANA"
POR INEZ VIEGAS
MEMBRO DA FAMILIA MOY LIN MAH





O último dia 4 de fevereiro foi um dia muito importante pra mim. Não apenas por ter sido o dia da minha cerimônia oficial de aceitação e entrada na família Moy Lin Mah, mas porque eu faço parte da primeira geração de To dai da Primeira Mulher Mestre do Clã Moy Yat Sang.

O treinamento de Ving Tsun tem sido muito importante e revelador pra mim. Além da obviedade do desenvolvimento de técnicas de luta e combate, o auto-conhecimento, o desenvolvimento de uma percepção global e de um pensamento estratégico, são ganhos imensuráveis do treinamento. Mas, a emoção que tomou conta de mim durante todas as Cerimônias do dia 4 (da inauguração de nosso Mo Gun à cerimônia de admissão da primeira turma de to dai) não estão tão enraizadas nisto quanto no fato de que algo muito maior do que eu e meu desenvolvimento pessoal estava acontecendo ali. Eu estava e estou presenciando o nascimento do primeiro Mo Gun liderado por uma mulher, da linhagem do Grão Mestre Moy Yat no Brasil
Si Sok Ursula e seu marido Ricardo: Líderes da Familia Moy Lin Mah
Si Sok Ursula sentada ao lado de seu Si fu no Jing Tong. Que já apresenta o novo layout de Jing Tong do Clã Moy yat Sang.

INEZ: Em tempos de masculinização extrema da sociedade, das relações e também do feminino é absolutamente transformador me ver imersa no aprendizado de uma arte marcial estruturada por uma mulher. Em tempos de ameaças nucleares, guerras civis e aquecimento global acarretados por séculos de exploração viril das culturas ou mesmo da terra, é importantíssimo trabalharmos a feminilização das estratégias de guerra.  Me sinto precursora e privilegiada. Sou muito grata a minha Si fu, ao meu Si Gung e a toda o Clã que soube me acolher e orientar de forma sutil e agregadora. Vida longa e prosperidade!


"INAUGURAÇÃO DO NUCLEO COPACABANA "
FABIO SÁ 
ASPIRANTE A MEMBRO DA FAMILIA MOY JO LEI OU
(***foto entrará ainda hoje)

No último sábado, dia 4 de fevereiro, um dia ensolarado, tipicamente carioca, ocorreu a inauguração oficial do núcleo da Moy Yat Ving Tsun de Copacabana, me senti bastante honrado em ter sido convidado, fomos eu e minha namorada, ao chegar ao local fomos recebidos pelo Si Hing, Guilherme[foto ao lado] o qual tive o primeiro contato na última cerimônia da família Moy Jo Lei Ou, e depois no Mo gun do Méier, no qual eu pratico o ving tsun experience) ele nos apresentou muitos outros praticantes, senti falta do Si Hing Thiago, que mais tarde soube ter passado mal. A 1ª coisa que eu reparei no núcleo Copacabana, é que tem a mesma identidade do núcleo Barra e Meier , isto é, em todos os 3 núcleos é possível perceber uma padronização apesar das diferenças da arquitetura dos imóveis.
Si Sok Ursula oferece um Hung Bao a mesa ancestral com seu novo layout.

FABIO: O que me chamou a atenção foi o Sam Toi (神台) do núcleo Copacabana era diferente do Mo Gun do Meier, e lembrei que o Si Hing Thiago havia dito que iria mudar, o Patriarca Ip Man também seria representado por um carimbo ficando só a foto do Grão mestre Moy Yat. Também notei que os carimbos eram brancos e não amarelos como no Méier. Encontrei com Si Fu Júlio Camacho, ele me pareceu bem ocupado e decidi não atrapalhar, e pela 1ª vez vi o Si Gung  Leo Imamura pessoalmente, ele me pareceu uma pessoa bastante séria.
Meu Si Fu entrega o San Juen Paai(神主牌) do Nucleo Copacabana a Si gung.

FABIO: Ao começar a cerimônia de inauguração, Si Gung colocou o San Juen Paai, se ajoelhou e reverenciou o San toi, acendeu um incenso, e novamente reverenciou, após isso ele explicou um pouco sobre o San toi, que na verdade ele não tem nada de religioso, como algumas pessoas podem pensar, mas que se trata de uma mesa ancestral, ele é feito para honrar os ancestrais, o San Juen Paai também é uma placa ancestral, após isso ele chamou alguns convidados para também reverenciarem o San toi, todos estavam com o Hung Bao, um envelope vermelho de presente que deixaram em um local reservado sobre a mesa, conforme Si Gung ia falando, sua aparência séria ia dando lugar a uma expressão mais cativante.
FABIO: Também era notável que as pessoas que estavam presentes eram de diferentes idades, e de diferentes partes do Brasil, e até havia uma praticante de fora do Brasil, mostrando que  aquele momento era importante para toda a família kung fu, mas o momento que mais me marcou, foi quando o Si Fu Julio Camacho, foi chamado para dar seu depoimento e não conseguiu falar de emoção, começando a chorar de felicidade, mostrando que em determinados momentos, não é necessário dizer nada.
 Este dia foi um dia muito importante para mim, porque mostrou mais um pouco do significado da expressão “Familia Kung Fu”, onde todos, ajudam, dão força e torcem por você.
Parabéns Si Sok Ursula, e obrigado por me convidar para um momento tão importante na sua vida!


O Blog do Pereira agradece a Jade, Marilia, Inez e Fabio e pede desculpas por não ser possível postar todas as fotos pela grande quantidade.  Mas essa história não para por aqui!

Thiago Pereira "Moy Fat lei"
Disciple de Mestre Julio Camacho
moyfatlei.myvt@gmail.com