quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ESPECIAL LAP SAU TEXTOS DE SI GUNG LEO IMAMURA (WILL BE TRANSLATED)

Olá pessoal,

hoje o Blog traz um texto de Si Gung dos anos 90 sobre Lap Sau.
Este Jiu Sik (招式) do Sistema Ving Tsun ficou muito famoso,pois trata-se de um dispostivo capaz de ser executado de maneira veloz, causando até mesmo uma falsa impressão de sucesso,ainda que mal executado.

O Lap Sau tem primeiramente o som "lap". "Lap" é um termo usado regionalmente em KwangTung, não tendo muitas vezes uma tradução exata.






Nos anos 90, Si Gung demonstra o Lap Sau com a ajuda de meu Si Fu.

Lap, pode ser traduzido como "segurar" ou "Puxar", ainda que como dito acima, estas traduções não estejam totalmente claras. O ideograma usado em nosso Clã para representá-lo é "".

No início da década de 2000, Si fu explica mais sobre o Lap Sau em foto histórica com o querido
Si Sok André Cardoso.

"Lap Sau é um exercício preparatório que vem  a promover no aluno a vivência necessária para a prática posterior.Este exercício não visa o combate."- Escreveu Si Gung.

O ainda jovem  Si Hing de Si Gung, Si Baak Gung Pete Pajil , 
usa o Lap Sau com um antigo aluno seu.

O Lap Sau, teria surgido da necessidade de porporcionar ao particante  uma vivência mínima para que ele  pudesse compreender a razão pela qual o Sistema Ving Tsun tem como base a LinhaCentral.
Junto do Pak Sau, este Jiu Sik é de extrema importância para o bom entendimento da lógica do Ving Tsun.

"Cruzar a Linha Central ao abordá-la, Lap Sau e soco separados(distantes), tronco posicionado indevidamente, timming incorreto são erros comuns , geralmente causados pela prática com velocidade excessiva." - Si Gung Leo Imamura

Abaixo, Bruce Lee(sim! Sempre ele!rsrs) usando o Lap Sau:



No Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar,BOPE, Si Baak Nataniel, Mestre responsável pelo Núcleo Brasilia, usa o Lap Sau em Si Sok Fabio Gomes, responsável pelo trabalho da Moy Yat Ving Tsun com forças especiais no Brasil.

Durante seminário aberto na metade dos anos 90, Si Gung demonstra o Lap Sau.

"Este Jiu Sik desenvolve : Relaxamento, sensibilidade,coordenação,timming, além de outros atributos." - Escreveu Si Gung

Em 2008, durante sessão de fotos pro Jornalzinho do Méier, 
a praticante Carla Bastos pratica o Lap Sau.

p.s. - O anel já se encontra nas profundezas das fendas de Mordor

 Mestra Ursula Lima, diretora do Núcleo Copacabana.

"...Lap Sau representa a capacidade do indivíduo em preservar sua individualidade através de soluções flexíveis,que possibilitem a inversão de situação..." - Si Gung Leo Imamura.

"Lap Sau deve ser praticado de maneira relaxada e em velocidade compatível com a coordenação dos praticantes. Toda vez que um dos dois envolvidos estiver cansado, o trabalho deve ser interrompido para descanso." - Si Gung Leo Imamura.

Si Fu usa o Lap Sau no praticante Flavio Laplace.
Em 2008, ainda com 9 anos, Rodrigo Evaristo se prepara para criar condições de trabalhar o Lap. Enquanto isso, seu irmão,na época com 12, o executa em Mestra Ursula Lima.
Talvez já conformado com a derrota nesta foto, este praticante que não conheci,
já observa onde é melhor cair após um Lap Sau de Si Fu.

Mais importante dizer que "Sau"(手) significa "mão", ou "Membro superior", não é a melhor escolha para se usar na nomeclatura do movimento quando existe o golpeamento subsequente. O melhor seria "Lap Da", onde "Da"(打) significa "bater".

Num workshop na antiga Unidade Méier em 2009, eu demonstro o Lap com a ajuda de Si Sok Diego Guadelupe.


O Blog encerra esse post esperando que todos tenham curtido!

até breve!

Thiago Pereira
moyfatlei.myvt@gmail.com