quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Bruce Leroy : O Remake!

Essa semana saiu a noticia de que Samuel L. Jackson participará do remake do filme de Leroy Green nos cinemas! Não lembrou quem é? Bruce Leroy!! "Quem é o mestre?" , lembrou??







Bom, tudo bem, o filme é antigo mesmo, eu vou dar uma ajuda:



Sessão Nostalgia:

O Ultimo Dragão

Se você tem mais de 20 anos, é brasileiro e a TV Globo pegava na sua casa há uns 15 anos atrás você é um cara de sorte, porque você curtiu uma das maiores e mais bizarras produções cinematográficas da década de 80. Estou falando nada menos do que de : The Last Dragon(ou O Ultimo Dragão), que é a saga de Bruce Leroy!

Já era de lei nos idos de 1992 , 1993, todo santo Sábado passava O Ultimo Dragão na "Sessão de Sábado" na TV GLOBO e quem não se lembra da célebre frase: "Quem é o mestre?"



Bom, vamos falar logo do que se trata essa pérola e parar de enrolação!

Essa sem dúvidas é uma das películas com mais erros culturais,conceituais e tudo o mais que você quiser por frame!

Como muita gente sabe, a população afro-americana nos EUA, é muito ligada a filmes chineses até hoje, pois estes filmes, principalmente após o "BOOM" de Bruce Lee no ocidente, passavam muito em cinemas de localidades como Brooklyn, Harlem e adjacências. Paralelo a isso, uma empresa chamada MOWNTOWN RECORDS, muito famosa por ter sido a gravadora de vários astros da musica negra americana nos anos 60,70 e 80 como The Supremes,Jackson Five,The Temptations etc... E observando este curioso fato antropológico nos cinemas próximos aos guetos os executivos da empresa resolveram ganhar uma grana com isso. Então eles lançaram a MOWNTOWN PICTURES e lançaram The Last Dragon. Um filme pro público afro-descendente, com um herói afro-descendente e kung fu! Sucesso garantido né? er....bem...

A trilha sonora contava com nomes consagrados como o cara que canta mandando um groovie com a cabeça, Sr. Stevie Wonder, mas com um roteiro insano parecendo ter sido escrito por uma criança do primário, o filme acabou se tornando apenas uma espécie de comédia.

O filme conta a história de Leroy Green, fanático daqueles chatos sabe? Pelo Bruce Lee, e treina com um mestre japones, em sua casa japonesa, a arte do Kung Fu.(!!!) Ok....
O Mestre de Leroy até flechas atira nele!(alguém lembrou de Kiyu-Do??) , mas com movimentos quase de um felino e cambalhotas a lá Didi Mocó nos bons tempos, Leroy ganha de seu mestre um medalhão que havia sido de Bruce Lee e agora ele passaria para ele.( Quê???)

Nada impede uma pessoa de outra nacionalidade ensinar kung fu ou qualquer outra arte marcial. Mas por alguma razão esse senhor tão japones dando um medalhão do Bruce Lee que foi passado de geração em geração, isso soa estranho...




Leroy promete cuidar do artefato, e sai da casa do japones, trajando um Ton Jong(roupa tradicional) ,sapatilhas e esse chapéu de Chico Bento versão asiatica pelo meio da rua(!!) , ele acab indo pro cinema, assistir Operação Dragão(Enter the Dragon,1973) e come pipoca com palitinhos!


O cinema é habitado pelos tipos mais estranhos possíveis, a impressão que dá, é que é mais um inicio de algum clipe do Michael Jackson da fase Thriller, e a qualquer momento ele vai adentrar a sala e todos vão dançar em sincronia perfeita!



Na cena do cinema, os estereótipos não cessam! Aqui por exemplo, a fim de passar a impressão que o cinema é frequentado por uma galera barra pesada, o figurinista veste três atores como se fossem figurantes do clipe "BEAT IT" de Michael Jackson!


Bom, estão todos lá gritando e comendo pipocas enquanto Lee acerta O'Hara na tela, quando ele chega... Um dos maiores e mais enigmaticos vilões da década! Sim! Sho'Nuff! O "Xogum Do Harlem", e quando seus capangas formam um corredor pra ele passar, o cinema para para ouvi-lo perguntar bem alto: "QUEM É O MESTRE?"

A fala completa:

"Am I the meanest?"
"Am I the prettiest?"
"Am I the baddest Mo'fo lowdown around this town?"
"Well.. Who am I?"
"I can´t hear you!"

Para cada pergunta seus capangas gritavam em unissono: "SHO'NUFF!"

demais!

OLha o Sho'Nuff como está agora! Parece até que rejuvenesceu!Mas não é só isso.. este estilo de cabelo pro lado, jaquetinha e tal.. me lembra...

Sim! me lembra a velha dupla "Milli & Vanilli" dos anos 90! O Sho'Nuff ta parecendo o Vanilli (direita) !


O filme vai seguindo então por bizarrices e mais bizarrices:
A menina que Leroy gosta é raptada por um empresário mal caráter e só resta a Leroy se vestir de Ninja(Sim!Ele faz isso!) e ir atrás dela!


O par de Leroy é a cantora pouco conhecida Vanity, da mesma Mowtown Records. Ela surge no filme cantando em sua boate, e pasmem! Lá está o irmãozinho de Leroy, Richie Green (Leo O'Brien) , uma criança batendo palmas pra ela! Tipo.. é uma criança.. e com "chapéu Panamá" em uma boate!! Quem escreveu isso?

Um dos destaques do filme é o irmão de Leroy, Richie Green(meio), com tiradas e um estilo sensacionais!

Numa parte do filme, descobrimos que Bruce Leroy se veste como o personagem de Bruce Lee em "No Jogo da Morte"(Game of The Death) Bily Lo pra dar aulas de Kung Fu. E se é Kung Fu por que eles estão em "Seiza"?(posição tradicional em artes japonesas)


...... hum.... tá bom né?

lha quem aparece no filme!(canto direito) : Ernie Reyes Jr!! Não lembrou? O pequeno principe Tarn do filme "Guerreiros de Fogo" com o Governator Shwarza! Ainda não lembrou! Bom então você vai lembrar do seriado dominical da Globo "O Pequeno Mestre"(foto esquerda).

Ernie começou bem, mas depois ele começou a atuar como uma espécie de "Corujito"(She-ra) em seus filmes. Você vê o filme e só depois numa reportagem você descobre: "Caraca! Era o garotinho do Pequeno Mestre?Ele estava lá??" . Foi assim comigo em : Tartarugas Ninja 2(Ele era o garoto da Pizza), A Hora do Rush 2(Ele corria de Jackie e Chris Tucker numa cena) e mais recentemente em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (ele era uma das estranhas pessoas que atacavam Indiana e seu filho nas ruinas do Peru).

Assim um dos meus novos passatempos é tentar achar o Ernie Reyes Jr nos filmes!

No final do filme, obviamente tivemos o duelo entre Leroy e Sho'Nuff, e usando o poder do medalhão de Bruce Lee(ok.. tudo bem..) Leroy desperta o "Glow" !! (seja lá o que isso for!) .O que parece na verdade é que o Glow deixa Leroy assim como um carro tunado, com neon em volta de seu corpo!





Bom pessoal, acho que Samuel L Jackson vai ter que suar a camisa pra fazer esse filme funcionar!

Mas ele diz estar animado!



até a próxima!