segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ESPECIAL SIU YE KUEN


Como já é de prache antes de qualquer postagem mais emocionante, não deixe de baixar a música "Sweet child Of mine" na versão da cantora Sheryl Crow. Que foi trilha sonora do divertido filme "O Paizão" (Big daddy. Adam Sandler,1999) e que cai bem neste post sobre o Siu Ye Kuen.

Siu Ye Kuen, é um termo em chinês que significa "Arte Marcial dos Jovens Senhores" ou ainda "O punho dos jovens senhores".

Pra você que assistia aos filmes do Jet Li ,"Fong Sai Yuki 1 e 2" na antiga Sessão Kikcboxer da Band, ou mais recentemente o filme "Mestre das Armas"(Fearless). Vai lembrar que comumente seus personagens nestes filmes eram chamados pelos seus empregados de "Jovem Mestre", e se você aguçar os ouvidos vai ouvir claramente se referirem a ele como "Shao Ye" (pronuncia de Siu Ye em mandarim) , ou seja "Jovem Senhor".

Este termo diz respeito ao fato de que as Famílias chinesas mais tradicionais contratavam Mestres para tutorar seus filhos de forma privativa. Esta tutoria, compreendia não só artes marciais, como também escrita tradicional dos ideogramas, leitura, cultura em geral, etc... Assim a educação do "Jovem Senhor" estava quase que totalmente(se não totalmente) ligada a figura do Sifu.

Foi o patriarca Chan Wah Shun(Jau Chin Wah, 1849-1911) que conseguiu fazer do Ving Tsun um sistema altamente respeitado pelas familias de Fat San , consagrando-o como "Siu Ye Kuen", tendo ele devido a isso transmitido o Sistema ao Patriarca Yip Man anos depois.


Ano passado, Roberto Viana e Marcia Velloso, deram inicio aos treinos do Siu ye Kuen na Barra da Tijuca. A primeira turma era bem heterogenea. Alguns meses depois Sihing Leo Reis e Sisok Fernanda Neves substituiram seus irmãos kung-fu e tocaram o projeto, tornando ele muito respeitado por todo o Clã Moy Yat Sang, e um ano depois, eu estou tendo a oportunidade de coordenar os treinos do Siu Ye Kuen no Méier junto de irmãos kung fu como : Guilherme,Mury e da minha noiva Karol.

Começamos com dois workshops que encheram bem de crianças, mas somente no final de Maio deste ano, o praticante Thiago Thiers, de 7 anos, deu inicio aos treinos desta categoria na Unidade Méier, e com a ajuda de Guilherme, Felipe Mury e com as orientações de Sisok Ursula e claro, do Sifu, conseguimos seguir em frente. Algumas semanas depois, recebemos Rafael Caputo e Rodrigo Caputo, dois irmãos que trouxeram mais dois amigos: Lucas e Marcelo.

No início confesso que fiquei um pouco impressionado com a possibilidade de "encarar" pessoas de 7,10,12 anos.. Mas hoje o treino deles compõem alguns dos melhores momentos de minhas atribuladas semanas..

Ainda lembro da importância que o Sensei Wanderley tinha para mim em 1990 enquanto meu primeiro instrutor de artes marciais(no caso o Judo). E anos mais tarde, o Professor Flavio , no Tae Kwon Do durante um ano e dois meses.
Lembro que a imagem deles representava muito para mim, e lembro também das decepções que isso me causou.. Assim não tento ser um "super-herói", mas sim, um cara, um Sihing que está ali, para junto do Guilherme, do Mury e da Karol(que tem nos ajudado há duas semanas já) representar bem o Sifu e ser de alguma ajuda na formação deles..

Bom , palavras faltam para descrever o que eu sinto quando estou com eles, assim, deixarei por conta das imagens e de um clipe que produzi!

(Usando o Gwan pela primeira vez, o desafio era escrever o ideograma "Mù" ou "Muk" (madeira) no quadro, utilizando-se da caneta Pilot presa a ponta na parte lúdica do treino.
Marcelo e Rafa num Mai San Jong!
Lucas e Rodrigo aguardam a vez ansiosamente!
Uma conversa sobre o que é o "Hung Bao" (envelope vermelho) com Lucas, Rafa e Rodrigo. Mury ao fundo observa.
Rodrigo, nosso pequeno guitarrista e skatista de 10 anos,em seu momento "Leung Yi Tai" ao tentar escrever o ideograma "Muk"(madeira) com o Gwan.
Guilherme e Karol conversam antes do inicio de mais uma sessão do Siu ye Kuen.
Momento "WWE" quando Rafael e Lucas tentam "roubar" o braço do Jong de Marcelo(com capacete) em mais uma atividade lúdica!
Rafa vem com tudo para cima de Moy Fat Lei durante o treinamento numa bela foto(ou pelo menos, a mais bela que meu celular é capaz de tirar ever) num fim de tarde do Méier!

Fat Lei e Lucas unem forças para tomar o braço do Jong de Guilherme na atividade lúdica!
"It´s rumble time!"
Dona Teresa e Thiago Thiers. Avó e neto na última visita do Sifu ao Méier. Duas pessoas super importantes na história do Siu ye Kuen naquele bairro.
Thiago e Marcia, que é coordenadora do Espaço Dharma, onde se localiza a Unidade Méier.
Terminando com o Sifu cercado por vários praticantes do Méier, com destaque para os três primeiros "Siu Ye" do Meier(da esq. p/ dir.): Rafa, Rodrigo e Thiago.



Pra você que não baixou a música , tudo bem!
Aqui vai o clipe: "Siu Ye Kuen" com ela de fundo! Divirta-se e volte sempre!

SIU YE KUEN MÉIER (2008)