domingo, 22 de abril de 2007

"...Sunday, bloody sunday..."

Esse Domingo, começou ainda no Sábado pra mim...

Parte 1 - treino na madrugada.

Como todos sabem, Sifu viajou nesta madrugada para Salto, onde encontraria Sikung,Sipak Anderson e Sipak Nataniel,na própria casa do sikung. Onde estará sendo realizado um mini-seminário para mestres da moy yat ving tsun do Brasil. Sendo assim, Sifu marcou seu vôo para as 5:30 a.m. desse Domingo, e no Sábado a tarde, Thiago Silva me convidou para encontrá-lo as 4:15 a.m na minha portaria, para que juntos, levássemos Sifu ao aeroporto de táxi. Topei na hora.
De madrugada, me vi num grande dilema pois sabia que não acordaria, achei melhor virar a noite em claro. Mas acabei adormencendo, e as 3:00 a.m. despertei e fui me aprontar. As 3:30 a.m. já estava arrumado, e cerca de 45 minutos ainda restavam para que eu encontra-se o Silva. Como não tinha o que fazer, deitei na rede da varanda. Porém, acabei adormencendo...
Abri os olhos de repente, e a primeira coisa que me veio a mente, era que horas eram... "4:25 a.m. !!!!!" Fiquei extremamente chateado por me deixar levar pelo sono, e ali, arrumado, resolvi ligar pro Sifu. Ele atendeu super bem, e riu da minha história, já estava com o Silva no Táxi a caminho do aeroporto. E eu não poderia fazer mais nada.. naquele momento, lembrei que ainda deveria estar as 9 da manhã no MoKwoon para o treino de Domingo. E minha vontade era zero de fazer isso.. havia falhado feio, por um motivo inacreditável, e fiquei por alguns minutos me condenando. Tinha falhado principalmente com o Silva. Mas sem ter mais nada ao que recorrer, mandei um e-mail de desculpas para o Silva, dormi, e as 9 apareci no MoKwoon pronto para fazer meu melhor, pois antes de desligar, Sifu havia solicitado: "Cuide bem do MoKwoon"...


Parte 2 - "Sunday , bloody sunday" ,DIA 1






... Sifu não poderia estar presente nessa manhã, mas o trabalho deveria ser iniciado de qualquer forma..


E ao chegar no MoKwoon, qual não foi minha surpresa ao encontrar Silva, já de volta do aeroporto? Conversamos sobre o episódio de horas antes e tudo ficou esclarecido. Gil não poderia estar presente, e nem Murilo nesse treino, por motivos pessoais. Mas tinhamos seis pessoas por volta das 10:00 muito motivadas: Diego Guadelupe, Thiago Pereira,Thiago Silva,Roberto Viana, Felipe Soares e Carlos Reis.

Tinhamos então, um grupo de seis homens com plenas condições de ferir qualquer pessoa gravemente se assim desejassem. E ali, naquelas próximas uma hora e meia, eles treinariam entre si num trabalho onde a proposta principal era exatamente ser "algo mais solto" ,se é que me entendem...
Diego Guadelupe por ter mais experiência nesse tipo de atividade "mais aberta" , corajosamente tomou as rédeas nessa manhã, e propôs um trabalho da época em que auxiliava Sisok Fabio Gomes, no treino com os Comandos.



(tutor Diego Guadelupe,explica o trabalho a ser realizado a seguir a Roberto Viana)

Começamos com formas, e depois um Chi Sao de nível superior. Onde estudamos o Mau Lau Sau (Mau - não, Lau - Segurar , Sao - braço. Ou seja: "Não segurar o braço") . Nada mais apropriado para se estudar no Chi Sao num dia como hoje.
Após isso, o trabalho mais livre realmente começou...


Gostaria de destacar alguns pontos dos presentes:

Primeiro, o fato de Thiago Silva que acaba de aprender a segunda parte do Biu Ji, ter participado. Seu Chi Sao ainda tem o ar do Cham Kiu, mas ali ele deveria transmutá-lo para a natureza de alguém que está prestes a concluir o Jong caso quisesse "sobreviver", e assim o fez. Thiago recebeu os golpes com uma grande atitude.
Roberto Viana era o mais forte corporalmente no dia de hoje. Quem já treinou com ele e sentiu sua energia aliada a sua força e habilidade natural, sabe do potencial do Roberto pra "passar por cima" do oponente. Mas hoje, todos se surpreenderam, quando deram de cara com um Roberto de movimentos ainda mais conscientes e estudados. Procurando fazer uso dos conceitos do Ving Tsun, e entendê-los, sem se preocupar somente em utilizar-se de sua habilidade natural.
Carlos Reis com a sua maneira suave de lidar com a "Guerra" dava uma aula de como não se apavorar, acontecesse o que acontecesse, seu braço com a leveza de uma pena,tranquilizava o "oponente", e o surpreendia logo em seguida, ao disparar um golpe com energia que brotava em segundos.
Soares como sempre estudava a tudo e a todos. Procurava enxergar a melhor maneira de executar o que se propunha, e a entender e a sentir melhor, aquele que estivesse tocando seu braço em determinado momento.
Diego fazendo uso de uma excelente estratégia para hoje, conduziu tudo de maneira tranquila e satisfatória para todos. Se preocupando em contemplar a proposta inicial que era de "algo mais livre" ,assim como , fazer valer a vinda de todas aquelas pessoas nessa manhã de Domingo ao MoKwoon.

Para mim foi extremamente especial. Imagino que só no Ving Tsun, alguém é capaz de tirar lições na madrugada de Sábado para Domingo. Me refiro a lições importantes, lições sobre como me posicionar melhor diante de um compromisso com meu irmão kung fu e meu Sifu numa próxima oportunidade, e não somente: "acho que não deveria ter bebido tanto assim" (lição típica da madrugada de sábado).
Pude no treino resgatar um lado meu que acabei encobrindo. Pude compartilhar do sentimento do Roberto de que a LUTA, fisicamente falando, também é importante para o praticante. Aprendi que esta luta, pode ser mais estudada com Soares, e de que ela pode ser suave, e violenta só quando necessária, com Carlos Reis. Me inspirei na coragem de Thiago Silva em "encarar" um cara que está no final do Biu Ji, um do Jong, dois do Kwan e um do Doa, mesmo tendo acabado de sair do Cham Kiu. E a administrar situações de forma tranquila, por mais descontroladas que elas possam vir a se tornar a qualquer instante, ao observar como Diego conduziu tudo.

Realmente um Domingo marcante!

O título do post, é uma referência à música do U2 "Sunday,Bloody sunday". Que serve de trocadilho, ao nosso trabalho que deve ser mais pesado no dia de Domingo. Fiz questão de não descrever o treino em si, apenas citando o quanto foi revelador e rico para todos que se dispuseram a estar lá(Roberto veio de uma viagem de 4 horas direto para o MoKwoon, e Thiago Silva acordou as 3:30 para levar Sifu no aeroporto por exemplo) e treinaram firmemente.
Sendo assim, deixo o convite a todos, a participarem desse novo trabalho. Que contará com a presença e coordenação de Sifu Julio Camacho a partir do próximo Domingo. E que Thiago Silva deixou claro que é aberto a todos, não só membros graduados.Assim como Sisok Úrsula fez o mesmo no passado em Jacarepagua, firmando o lugar das mulheres nesse tipo de treino.. Mas essa é outra história...

Abaixo, mais fotos: